julho 23, 2010

Canyon Lux MR 8.0 - 3 Dias de Pedalada!

Boas a Todos
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A Lux MR 8.0… não veio para Castelo Branco para estar em descanso numa qualquer garagem citadina… Esta semana mais desafogada em termos laborais dediquei-lhe algum do meu tempo matinal e ala para os trilhos e pó em 3 dias (quase) seguidos!

Sábado, Domingo e Terça-feira, respectivamente, 17, 18 e 20 de Julho, cerca de 160Km’s de puro prazer… e muito calor, muito mesmo!

Sábado, 17 de Julho, 40Km’s
Sem companhia para umas pedaladas, fiz-me aos trilhos em solitário, num roteiro de Geocaching por zonas circundantes à cidade de Castelo Branco. Subida ao castelo Medieval da cidade, azimutes virados para terras de Salgueiro do Campo onde efectuei paragem na Fonte Fria e Capela de S. Simão… para repouso à sombra e um golo de água fresca… certamente as temperaturas rondariam os 39-40ºC. Loucura!

Efectuei uma visita às Geocaches dos mesmos locais, sob olhar atento da Canyon Lux MR 8.0… esta imune à calina que se fazia sentir! A abordagem à cidade foi feita pelo Parque da Cidade e depois Zona de Lazer para mais 2 Geocaches ali residentes. Banho… de água fria era o que mais queria! 40 Abrasadores Km’s!

Canyon Lux MR8.0… irrepreensível, cada vez estou mais habituado à bicicleta!

Domingo, 18 de Julho, 50Km’s
Domingo é dia de pedal no Centro Cívico Albicastrense, onde compareci para me juntar à malta presente. Eu (João Valente), Álvaro, Fidalgos (pai e filho), Roberto Nabais (o reaparecido!) e Bruno Dias. Foi uma manhã em boa companhia, onde ainda surgiu a ideia de irmos dar um mergulho à Ribeira do Muro… ideia excelente face ao calor que também se fazia sentir neste dia. Pena… foi mesmo não passar da ideia!

Embrenhámo-nos em trilhos mais agrestes da zona do Rio Ocreza, com passagem na Foz da Líria, seguindo-se a exigente subida para os Calvos. Nave, Versadas e São Domingos foram locais trilhados por este grupo… um suadouro completo… apenas atenuado pelas várias paragens em locais de abastecimento de bebidas fresquinhas!!! Hhhummm tão bom… Taberna Seca e Castelo Branco foram os últimos destinos. Entrámos na cidade, com um bom treino, em dia de exigentes temperaturas e boas companhias!

Canyon Lux MR 8.0… galga os trilhos mais técnicos com um suavidade viciante!

Terça-Feira, 20 de Julho, 65Km’s
Não obstante da calina que teima em fazer-nos companhia, e após um dia de descanso (segunda-feira), a fome de biclar falou mais alto e vai de pegar novamente na Lux MR 8.0 para se juntar à mana Grand Canyon CF 9.0 do comparsa FMike.

Hoje, efectuamos uma voltinha atípica e algo improvisada pelo desaparecimento de umas chaves! Quando parámos nos Escalos de Baixo para o café matinal… eis que o Fernando Micaelo dá pela falta da respectiva… chave! 180º e regresso à cidade pelo mesmo caminho… em velocidade cruzeiro… esgalhar é o termo!!!

No trilho, onde tínhamos efectuado uma paragem… nem sinal das chaves! Estávamos mesmo a fazer um Geo-Key, mas sem coordenadas! Regresso à cidade… para reencontrar a chave, onde?? Na respectiva fechadura da garagem… calma e serena…como que a rir-se de 2 gajos banhados em suor!!! Ehehehe… Este Mike só não perde a cabeça…porque…
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Ainda com o tempo a nosso favor, vistamos uma nova Geocache na Ribeira das Rabaças perto de Alcains, com regresso à cidade já via asfalto… e em bom ritmo! Foram 65 acelerados km’s… ávidos de uma “fresquinha” o mais depressa possível!

Canyon Lux MR 8.0… apesar de full-suspension… bastante rápida e segura… assim haja pernas para ela!
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Até Breve...

julho 15, 2010

Canyon Lux MR 8.0 - O Habitat Natural...

No dia 11 de Julho a Canyon Lux MR 8.0 estreou os trilhos poeirentos e calorentos da nossa zona! Uma voltinha que me levaria até à Quinta da Bigorna, onde ficaria estendido ao sol e a banhos, tal qual… imagine-se um cágado!!! FMike delineou o percurso por track’s já percorridos à algum tempo, chegando à Quinta da Bigorna com cerca de 55Km’s percorridos!

Outros 3 cágados e 1 lebre… foram os meus companheiros, respectivamente, João Fidalgo, Ricardo, Fernando Micaelo e a lebre??? Abílio Fidalgo! Ehehehe…

Canyon Lux MR 8.0… comportamento em todo o terreno? Bestial será a palavra adequada! É ali o seu local de acção eleito! Já não me recordava das potencialidades da suspensão total… o caminho é a direito… venha o que vier, o tanque alemão absorve tudo! Passámos por alguns trilhos mais técnicos, cuja invernia rigorosa destrataram completamente… a Lux MR, chamou-lhes um figo! Conto a 100% com o RP23 para o conforto de 4 dias de pedalada no caminho Português de Santiago de Compostela!

Começo a habituar-me à dinâmica da bicicleta e à posição de condução mais elevada, no entanto, continuo a sentir dificuldades em ter um guiador tão grraannnnnnde… 660 mm de comprimento fazem-me pedalar quase de asas abertas! Se fosse meu… ía ao serrote! Ehehehe…
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Saliento de novo a suavidade e precisão da transmissão e pedaleiro, que até ver têm funcionado em pleno… mesmo com as “toneladas” de pó que apanhou neste dia de pedal!

No próximo domingo é mais um dia de Canyon Test… Aqui neste espaço voltarei a partilhar as “sensações” e “comichões” (leia-se aspectos positivos e negativos) obtidas com esta alemã que adoptei por 50 dias! Até lá… Boas Pedaladas...

julho 01, 2010

Canyon Lux MR 8.0 - Asfalto, O Teste Inicial!

Já tardava em escrevinhar aqui as primeiras sensações ao guiador da Lux MR8.0, na sua primeira incursão, não nos trilhos de terra, pó e lama… mas em asfalto!
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Quer eu, quer o comparsa FMike, queríamos verificar se as “ máquinas” estavam devidamente bem afinadas, ajustadas e adaptadas a nós próprios! E para isso, nada melhor que uma voltinha rolante em piso mais macio para ganhar essa adaptação e proceder a alguns ajustes aqui e acolá!

Delineámos um percurso circular, com passagem nas localidades de Alcains, Lardosa, Vale da Torre, Zebras, Póvoa da Atalaia, Soalheira, Póvoa de Rio de Moinhos, Caféde e retorno à cidade de Castelo Branco, onde concluímos com cerca de 75Km’s no Centro Cívico para umas bebidas fresquinhas!

A Canyon Lux MR 8.0, correspondeu às minhas expectativas! Uma bicicleta confortável, com pedalada suave. Sem ruídos irritantes e com uma afinação exemplar! Saliento o bom desempenho do Pedaleiro Truvativ Noir XC3.3 e de toda a eficácia da transmissão. A bike é confortável qb e com o Fox RP23… não existem irregularidades no terreno! Vai ser uma excelente ajuda nas calçadas que iremos encontrar durante a peregrinação até Santiago de Compostela!

Mas… nem tudo é bom! O parafuso “vermelhinho” do aperto DT Swiss da roda traseira partiu quando ajustava a roda, sem efectuar esforço para tal quebra! O RP23 executa a sua função, no entanto… quando bloqueado e na posição mais rígida, o bombeio “ligeiro” em subida está presente! Ainda que erradamente… a tendência será sempre a comparação com a minha bicicleta rígida!!!

Breve, breve… a Canyon Lux MR8.0 entrará no seu habitat natural… BTT puro e duro… e aí sim, estou certo que vai ser “peixe dentro de água”! Até breve… nos trilhos!

Grand Canyon CF 9.0 - Alcatrão e Pó!

Boas a todos!

Como já puderam ler no nosso blog-mãe - BTTHAL, cumprimos na passada sexta-feira por alcatrão e no domingo por trilhos BTT, as primeiras duas saídas com as manas Canyon.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A primeira saída fez-se por alcatrão por opção nossa para verificarmos se tinhamos a funcionar plenamente e correctamente todos os componentes, efectuando uma "longa" distância que nos permitiu aferir sobretudo a nossa posição na bike, registando eventuais alterações a efectuar antes da ida para o seu mundo natural, os trilhos.

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Nesta primeira saída tudo funcionou na perfeição, sobressaindo sobretudo a suavidade da transmissão, onde tanto o XTR como o XO mostraram que valem o que é pedido por eles. As bikes são extremamente rápidas a subir, sobretudo a Grand Canyon CF, fruto sobretudo da sua leveza - haja pernas que ela responde de igual para igual. Apenas registei um ruido incomodativo do encaixe dos carris do selim, que necessitarão de algum bocado de massa para disfarçar.

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No domingo foi dia de terra, pó e muitos, muitos, single-tracks, pela batuta do amigo João Afonso, numa voltinha circular de 50 km's, em que visitamos as aldeias dos Maxiais, Retaxo e Benquerenças, com algumas subidas pelo meio, bem ao gosto desta bike, complementado com alguns troços que exigiram mais perícia, o que permitiu explorar a capacidade técnica do conjunto.

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Saliento positivamente a facilidade com que sobe, com uma capacidade de tracção que me surpreendeu, dando a entender que os Rocket Ron são uma boa escolha. A direcção é muito permissiva aos erros, conferindo ao biker alguma confiança nas partes mais técnicas, o que contribui sem dúvida a dimensão XL do guiador.

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A suspensão cumpre, embora denote algum excesso de curso e macieza, tendo eu a pressão ligeiramente acima do recomendado para o meu peso, por opção própria (ai, ai... SS ao poder!!). As rodas são bastante sólidas a fazer lembrar as minhas Crossmax, sem apresentar aquele "jogo" lateral que a mim me incomoda noutras marcas. Afinal de contas eu até já conhecia e estava habituado a este tipo de material, da minha antiga Trek Fuel EX 9.0, igualmente equipada com DT Swiss.

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Para o final da volta surgiram alguns ruídos na traseira da bike, que associei novamente ao carril do selim, mas também a um certo grau de desaperto da chaveta da roda traseira. Aqueles apertos é que ainda não me convenceram...

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No cômputo geral foi muito positiva esta primeira abordagem dos trilhos a bordo da Grand Canyon CF. Leve, rápida, permissiva, cómoda. Venham as próximas saídas!
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Fiquem com as fotos!
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FMike :-)
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Canyon Lux MR 8.0 - Os Preparativos

Canyon Lux MR 8.0 by JValente
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A montada que me vai acompanhar na Peregrinação a Santiago de Compostela chegou! Canyon Lux MR 8.0… um biclão, versão Full Supension!... o regresso às origens das suspensões totais. Na verdade não houve muito tempo de apreciação da bike na loja AG Moto Sport… apenas uma fotografias do Paulo Alves para firmar a entrega e assim documentar as nossas foto-reportagens!
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2 dias depois, agora sim, manhã reservada para fazer os preparativos e ajustes da Lux MR 8.0… às minhas medidas e ao meus gosto! Eheheh…

Primeiras impressões… para Full Suspension é uma bike bastante leve! Ao longe… tem um porte agressivo e robusto. As referências da marca Canyon referem-na como uma bicicleta de suspensão total em carbono com equipamento de topo, apetrechada com componentes exclusivos, os quais se podem encontrar com frequência em modelos mais caros! Na verdade… os componentes, são todos de gama média, alta e a sua fiabilidade parece ser garantida em questões de mercado. Veremos as sensações nos trilhos!


Toda a bicicleta apresenta pormenores de cuidado, coisa que a Canyon parece apostar forte. Protecções de cabos, protecções de quadro e escora bem desenhados e em pontos cruciais afim de resistir às condições mais agressivas.

O carbono é o material predominante na bicicleta! Quadro Canyon New F10 Technology, a conjugar com a dupla, guiador e espigão de selim da Ritchey (Ritchey WCS Carbon Rizer e Ritchey WCS Carbon 1-bolt), sublinham as características desta bicicleta apostada nas grandes distâncias e condições agressivas. A Canyon descreve-a como sendo um “puro prazer de condução e soberba em longas distâncias”! Certamente terei tempo para comprovar no terreno estes “elogios”!


No que toca à transmissão, rendo-me definitivamente à beleza e leveza do pedaleiro (também em carbono) Truvativ Noir XC 3.3! Muito Bonito! A jogar com o pedaleiro temos adjuvantes fortes, como o desviador traseiro Sram X0 e o desviador dianteiro X9, a trabalhar com a cassete Shimano Deore XT 11-34. Cá em cima, a comandar desmultiplicações, as ordens são dadas por mim (eheheheheheh) através dos Sram X0 Twist Shifter… uma novidade a estrear! Será que me convence?

Os 9,9Kg de peso (pluma para suspensão total) ligam-se ao solo com um par de rodas exemplar neste “tanque alemão”, as DT Swiss X1650, exclusivas Canyon, irão descer, rolar e subir Km’s suficientes para provar as boas referências de mercado. Com Pneus Schwalbe Rocket Ron 2,1" e as ajudas dos travões Formula R1 180/160, espero não ter percalços de maior durante estes 50 dias de Canyon Test!


O conforto da Lux MR 8.0 está a cargo da RockShox SID Team 100mm com Pop Loc de guiador e nas traseiras, pelo afamado Fox Float RP23, com o qual já trabalhei algum tempo!

A selecção de componentes da Lux MR 8.0 é, de facto, uma escolha capaz de garantir segurança, resistência e fiabilidade, sem retirar a leveza essencial para as longas distâncias! Estou ansioso por sair da garagem e fazer os primeiros Km’s de teste este “tanque alemão”! É já amanhã!